domingo, 10 de fevereiro de 2008

A Pré-história das Américas

A História da América em partes
A história das primeiras ocupações humanas no atual território brasileiro costuma ser dividida em três grandes momentos que, a partir de um esquema formulado pelos pesquisadores Gordon Willey e Philip Phillips, foram denominadas:
* Paleoíndio - Corresponde a época que se estende da chagada dos primeiros grupos humanos até cerca de 7 mil anos antes de Cristo. No Paleoíndio existiam poucos grupos humanos com certa semelhança, cultural. Cada grupo contava com um número reduzido de integrantes. Predominavam os caçadores e coletores com pequenos recursos técnicos.
* Arcaico - Refere-se ao período que se estende de 7 mil a 4 mil a. C. A ocupação do território tornou-se mais densa, abragendo ambientes diversificados como o litoral. Os grupos, ainda de caçadores e coletores, apresentavam maior desenvolvimento técnico, que posibilitava a exploração mais intensa das fontes de alimento. No fim o período começaram a surgir as primeiras práticas agricolas e a fabricação de cerâmica.
* Formativo - O último período estende-se de 4 mil anos até a chegada dos europeus, ha cerca de 500 anos da era cristã. Trata-se do período de fromação dos atuais povos indigenas do Brasil. Nesta época intensificaram-se a prática da agricultura, a fabricação de cerãmicas e a formação de aldeias. Os grupos humanos tornaram-se mais numerosos e permaneciam mais tempo em determinados lugares. Destacaram-se os povos da ilha de Marajó e da Bacia dos rios Tapajós e Amazonas. Cultivava-se tomate, tabaco, milho, amendoim, mandioca, abacaxi, mamão, maracujá, abóbora, coca, feijão, pupunha e açai.
( Por Dentro da História de pedro Santiago )
Vamos saber mais?
A dica é Pre- história brasileira
prof. Vicente Ferreira